Museu de Antropologia recebe exposição sobre Orixás

Visitantes conferem telas da exposição “A Benção dos Orixás de Terreiro” - Valter Pereira / PMJ

O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba recebe até 20 de abril a exposição “A Benção dos Orixás de Terreiro”. A exposição é composta por oito telas de 17 orixás, com 2X2 metros cada, idealizadas pelo umbandista Sidney Lorca e pintadas pelo artista plástico Cláudio Koca.
“Na realidade, os orixás não têm rosto. Mas na exposição ganharam uma configuração humana”, comenta Lorca. Uma das telas apresenta Ossanha – orixá guardião das matas — que ganhou forma feminina. Segundo a crença umbandista, quando se entra na floresta para colher ervas que servem de medicamentos, pede-se licença a Ossanha. Ode, também denominado Oxossi na Umbanda, é retratado como guerreiro. E São Jorge, ou Ogum, aparece sem o tradicional cavalo e ao lado de uma divindade feminina.

Serviço – O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba fica na rua XV de Novembro, 143, Centro – visitas de terça a sexta, das 9h às 18h, e sábado e domingo, das 11h às 17h – – entrada gratuita. Visitas podem ser agendadas no telefone (12) 3953-3574.

(Rosana Antunes)

Fonte: Portal Jacareí

Sobre Administrador

Eu tento fazer a minha parte para poder divulgar a minha Religião.
Esse post foi publicado em NOTICIAS, UMBANDA. Bookmark o link permanente.