Filme Devoção

Página Oficial do Filme: http://www.devocao.com.br/index.htm

filipeta

SOBRE O FILME

Veneração. Ritual. Culto. Crença. Tantas palavras e uma única história, que nos leva de volta à época em que africanos eram trazidos para o Brasil como escravos. Esse é o ponto de partida de Devoção, novo longa-metragem de Sergio Sanz, que traz à tona o debate sobre a religiosidade brasileira, com todas as suas misturas, peculiaridades, dramas e um algo a mais, talvez longe da razão, e que só se explique pela fé.

E é justamente na idéia de fé que o filme apóia sua linha-mestra, partindo daí para abordar o polêmico conceito de sincretismo religioso. A experiência da co-roteirista Maria Helena Torres, como pesquisadora; e do antropólogo Raul Loddy foi fundamental para o enriquecimento do roteiro de Devoção. Aliada a isso, a longa vivência do diretor como documentarista de manifestações de cultura popular no Brasil permitiu desenvolver a pesquisa que orientou todo o processo de produção.

O filme defende a tese de que não restava, aos africanos, alternativa senão repetir gestos e práticas religiosas de seus dominadores. Apesar de os escravos pertencerem às mais diversas tribos e culturas, e, conseqüentemente, aos mais diversos tipos de rituais e crenças em orixás, foram obrigados a se render à fé católica, sobretudo a Santo Antônio, o santo mais popular da igreja.

Isto lhes garantiu, nas senzalas, a liberdade para sua própria devoção, com destaque para Ogum, o mais importante orixá dos Iorubá – povo a que pertencia a maioria dos africanos escravos no Brasil. E dessa astúcia, nascia a nossa herança religiosa.

O filme relativiza o conceito polêmico de sincretismo religioso e enfatiza a fé, manifestada em um ou em outro sistema de crença e, com freqüência em ambos.

Trailler:

Sobre Administrador

Eu tento fazer a minha parte para poder divulgar a minha Religião.
Esse post foi publicado em UMBANDA e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s