26

XXVI

A TENDA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Perguntaram ao presidente da Tenda de Nossa Senhora da Conceição:

-Acreditas em N. S. da Conceição?

Para responder, ele interrogou:

-O amigo acredita na Virgem Maria, Mãe de Jesus?

-Acredito, afirmou o ironista.

– Pois N. S. da Conceição é a Virgem, mães de Jesus.

Se a Tenda corresponde a sua finalidade que importa o seu nome?

Virgem Maria, ou N. S. da Conceição…

As prevenções contra a Igreja determinam investidas bravias contra o passado e a mutilação de grandes nomes históricos, reduzindo teólogos da estatura de Santo Agostinho e mártires do porte de S. Sebastião, a vulgaridade anônima de Agostinho e Sebastião.

Ofuscam-se, desse modo, na evocação dessas gloriosas figuras, os seus máximos predicados, – os predicados que o catolicismo exaltou e os centros espíritas reconhecem, transformando esses iluminados em seus padroeiros e dirigentes espirituais.

A essa ríspida intolerância, prefiro o sábio exemplo de Alan Kardec, chamando São Luiz ao espírito que mais o auxiliou na codificação do espiritismo.

Se os magnos luzeiros do espiritismo científico e os kardecistas podem invocar Jesus como o Redentor, o médium de Deus, o Salvador, e Nosso Senhor Jesus Cristo, pó que não poderemos nós, os humildes, invocar a Virgem Maria, com a Rainha do Céu, ou Nossa Senhora da Conceição?

Quer a chamemos, como o Caboclo das Sete Encruzilhadas, Mãe das mães, ou, como na Federação Espírita, Nossa Mãe amantíssima.

Virgem sem pecado, Maria Puríssima, ou como os católicos, Nossa Senhora, ou, como os filhos de Umbanda, Mãe Axum (Oxum) e Amanjár (Iemanjá), – Maria Imaculada é sempre a imaculada Maria, e pela diversidade dessas invocações não deixa de ouvir o clamor e a prece dos crentes.

Nossa Senhora da Conceição é uma variante invocativa do nome de Maria, mas na Linha Branca de Umbanda, conserva o sentido místico, ligando à Terra ao espaço.

Acredito, ainda, que N. S. da Conceição tenha representação visível no espaço, pois afirmam espíritos que conosco trabalham, e se qualquer entidade, mesmo para espalhar o mal, pode-se revestir do aspecto que lhe convenha, é claro que Maria poderá assumir a aparência que deseje, ou produzir formações fluídicas necessárias ao consolo e a fé daqueles que a procuram no espaço, como o esplendor da maternidade realçada pela pulcritude (qualidade do que é pulcro; beleza, formosura) virginal.

As falanges de N. S. da Conceição, ensinam os espíritos, são as mais numerosas da Linha Branca de Umbanda e Demanda, pois sob essa invocação, que o resume na Linha, o culto de Maria possui o maior numero de adeptos, e para atendê-los em suas súplicas, qualquer que seja o seu credo, essas legiões incontáveis descem e sobem, incessantemente, do espaço à Terra, e da Terra ao espaço.

Compreendem essas falanges as entidades que viveram, na última encarnação, nas matas cortados pelos arroios ou rios, pelos espíritos das regiões litorâneas, pelo povo do mar, pelos que foram, no mundo material devotados a Virgem Maria, e pelos que a esses se agregaram por afinidades.

A exigência da atenção devida aos invocadores de Maria é tão premente, e constante, que raras vezes os elementos de suas falanges podem passar pela Tenda humílima de seu nome.

O chefe do terreiro dessa Tenda – presidente espiritual, – é o Caboclo Corta Vento, da linha de Oxalá; seu substituto imediato, e o Caboclo Acahyba, da Linha de Euxoce (Oxóssi), e eventuais Yara, da Linha de Ogum, Timbiry da falange do Oriente, e o Caboclo da Lua da linha de Xangô.

E pelo dever de assumir a responsabilidade social de minha investidura, acrescento que sou o presidente da Tenda de Nossa Senhora da Conceição, ou, mais modestamente, o delegado humano incumbido, pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, de coordenar a ordem material necessária à execução dos trabalhos espirituais.

Sobre Administrador

Eu tento fazer a minha parte para poder divulgar a minha Religião.
Esse post foi publicado em LIVROS PARA LER, UMBANDA. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s