USOS E COSTUMES DOS CIGANOS

povo-cigano-4.jpg

 

Lourivaldo Perez Baçan 

  Ao longo do tempo, após sua chegada à Europa, os ciganos foram acusados de toda
espécie de crime pelas populações sedentárias, que não entendiam como um povo poderia viver com tanta liberdade, sem apego a uma terra determinada.

Além disso, da admiração inicial, fomentada, principalmente pelos líderes religiosos,
iniciando-se pelo Arcebispo de Paris, quem primeiro ligou os ciganos à bruxaria, os
ciganos passaram a ser vistos como verdadeiros inimigos da fé cristã, que contra eles
lançou um processo sistemático de perseguição e destruição.

As lendas que ligam os ciganos aos sofrimentos da Sagrada Família, da morte das
crianças em Belém, da traição de Judas e do roubo do quarto cravo foram criadas com o
fim específico de jogar contra esse povo a ira cristã, já que essas lendas não resistem à
mais superficial análise histórica, tratada com a seriedade com que foi elaborada a
pesquisa lingüística que determinou a origem desse povo.

Assim, além dessas lendas infames e destinadas a desacreditar os ciganos, outras
acusações foram sendo acrescentadas. Bruxaria, feitiçaria, canibalismo e outras barbaridades foram atribuídas aos ciganos, enquanto eram sistemática e metodicamente
perseguidos.

Esse comportamento ainda hoje persiste. Os ciganos ainda são relacionados a tudo de
ruim que possa acontecer numa comunidade e sua chegada muitas vezes é motivo de
reações até violentas da parte de cidadãos menos esclarecidos.

Associam-nos ainda a roubos, desastres naturais, como ventanias e tempestades, além
de toda sorte de trapaças e falsificações.

Na raiz de tudo isso encontra-se o fato inegável de que ciganos e gadjos têm modos
diferentes de encarar a vida. A ignorância é a principal causa desse tratamento dispensado pelos sedentários aos ciganos, pois não conseguem compreender esse estilo de vida.

Retirado do Livro: Ciganos, os filhos do vento – Lourivaldo Perez Baçan

Sobre Administrador

Eu tento fazer a minha parte para poder divulgar a minha Religião.
Esse post foi publicado em UMBANDA e marcado , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para USOS E COSTUMES DOS CIGANOS

  1. Andreza Jung disse:

    Gostaria muito de saber o tipo de comida que os ciganos fazem em suas refeições, inclusive como lanches também se alguém puder me ajudar favor me mandar por e-mail.
    Obrigada
    dezajung@pop.com.br

  2. carolina disse:

    oi, eu gostaria de saber um pouco,
    sobre a cigana Yara,quem souber por favor
    me emvie.

  3. Lidia disse:

    Por favor gostava de saber qual as oferendas para pomba gira cigana.
    obrigada

    RESPOSTA

    Não damos “receitas” de Oferendas, procure um Terreiro

  4. cigana sol disse:

    POR FAVOR PODERIA ME EXPLICAR A DIFERENÇA ENTRE POMBA GIRA E CIGANA .

    MUITO OBRIGADO

    RESPOSTA

    Leia o texto aqui publicado, CIGANOS – TENTANDO DESMISTIFICAR

  5. ortiz disse:

    gostaria de saber mais sobre o cigano malandro

  6. marta disse:

    Eu gostaria de saber tudo sobre a cigana sulamita. oferendas, origens de cada uma, familia, etc.

    RESPOSTA:

    Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA

  7. beta disse:

    gostaria deobter maiores informações da cigana do jarro,personalidade, roupas, costumes, etc tudo sobre ela desde ja obrigado.

    RESPOSTA:

    Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA

  8. SERGIO disse:

    Parabens pelo site e seu material informativo…..Gostaria de saber onde encontro pra comprar ou baixar na net musicas ciganas e pontos cantados pra essa linha tão alegre espiritual…obrigado forte abração a tds

  9. mayara disse:

    parabens peloo grande site foi aki.. q eu encontrei a minha pesquisa de geografia
    vlw gente adorei isso aki..
    falô bjus!!!
    SaUdAdEs!!

  10. Rosa Maria disse:

    Adorei a máteria aprendendo sobre seu guia, venho me desnvolvendo na umbanda e trabalho com uma cigana e boiadeiro que ainda não deixarão seus nome e por vezes fiquei aflita, pois outros guias já derão seus nomes.

    Acredito que após este ensinamento conseguirei ter um pocuco mais de calma, me vi nas suas descrições citadas busco explicação na internet e outros e não acho respostas..

    Gostaria de receber outras informações no meu e mail.

    Muito Axé

    Rosa

  11. valmaby disse:

    gostaria que me envia-se uma dica do que preparar para oferecer um chá para um grupo de amigos qeu vou receber em minha casa

  12. debora disse:

    gostaria de saber se existe a ciga Carmensita?

    RESPOSTA

    Existe sim.

  13. raquel disse:

    hola soy calaudia estas paginas son muy lindas y el que lo hiso supo explicar muy bien gracias ori ori
    povo cigano

  14. andréa disse:

    Gostaria de saber se a sete saia pode ser também uma cigana do oriente..Porque tenhoum que cuido em casa que se chama laura ciganado oriente ,mais desconfio que ela é a sete saia ambém..como saber..

    RESPOSTA

    Sete saias que conheço é uma Pombogira

Deixe uma resposta

