RELIGIÃO E POLITICA

 

pretos_velhos1.jpg

 

Caros Irmãos,

acredito que todos irão achar a imagem acima de péssimo gosto, mas como todos sabem faço parte de diversos Grupos/Fóruns/Comunidades sobre a Umbanda e o que venho percebendo é um enorme palanque que querem montar dentro de nossos Terreiros. O que percebi foi muita briga e confusão a respeito e digo de passagem a Política já está conseguindo seu intento, ou seja, virar irmão contra irmão, mas nem tudo são espinhos e trago a vocês um texto postado no grupo Apometria e Umbanda, escrito pelo irmão Paulo Fornari e desde já agradeço ao mesmo por permitir posta-lo aqui.

Titulo:

PORQUE A UMBANDA NÃO PRECISA DE POLÍTICOS?

  Paulo Fornari  

Política pressupõe discussão, debate. Lógico que mentes com tendências ditatoriais pensam diferente e não é por outra razão que fogem do debate (e ainda recriminam quem se propõe ao debate), uma vez que a simples idéia de dialogar, de debater, de conversar, de discutir e de permitir opiniões diversas sobre vários assuntos lhes causa repulsa.

Destarte, imbuído de espírito democrático e visando colaborar para nosso crescimento conjunto enquanto atores sociais e animais políticos, venho aqui dar a minha opinião pessoal sobre certos posicionamentos, na minha opinião pessoal, no mínimo equivocados de alguns umbandistas; vejamos:

O que tenho ouvido como argumento central (e talvez até único) de nossos confrades umbandistas que pretendem, como eles mesmos dizem, representar a Umbanda, é o de que eles lutarão contra a intolerância religiosa e que eles vão garantir os nossos direitos (leia-se direito de culto).

Mas é justamente aí que, perdoe-me a sinceridade, vem a ruir o edifício retórico dessas pessoas, pois A UMBANDA NÃO PRECISA DE POLÍTICO ALGUM PARA GARANTIR LIBERDADE RELIGIOSA, DIREITO DE CULTO OU PARA LUTAR CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA!

Trata-se de falácia!!!!! E digo porquê:

-Nossos direitos religiosos estão amplamente garantidos pela Constituição Federal e também por normas infra-constitucionais.

-E considerando que o papel do político, ou seja, do membro do Poder Legislativo é legislar, é criar leis, pergunto: Se nossos direitos já estão garantidos POR LEI sobre o que é que eles vão legislar? Ou será que, “ad nauseaum”, vão querer reinventar a roda, refazer a lei?

-Se o papel do político é legislar, o do executivo é fazer a “máquina do estado” girar e o do judiciário julgar, não é o político quem vai garantir coisa alguma, mormente direito de culto, quem assim o faz é o executivo, por meio de seus órgãos competentes e do judiciário no caso desses direitos não serem obedecidos, visando garantir o amplo exercício dos direitos lesionados.

-Repito, não é o político quem vai garantir isso ou aquilo em sede de direitos de culto e nem contra a intolerância religiosa, porque estes direitos JÁ ESTÃO DE HÁ MUITO GARANTIDOS INCLUSIVE CRIMINALMENTE, podendo QUALQUER UMBANDISTA, MESMO O INICIANTE, em sofrendo ameaça em seu direito de culto, procurar o fórum mais próximo e formalizar reclamação junto ao membro do Ministério Público (que representando o Poder Executivo) tomará, através do Juiz (representando o Poder Judiciário) as medidas cabíveis para sanar a ameaça de direito, ou seja, NÃO É NECESSÁRIO POLÍTICO ALGUM PARA EXERCITAR UM DIREITO QUE É DE TODOS, UMBANDISTAS OU NÃO, QUAL SEJA O DE LIVREMENTE EXERCEREM SEUS CULTOS.

-E mesmo nas casas ditas “não legalizadas” é SIM garantido o direito de culto, não podendo quem quer que seja impedi-lo (desde que ele esteja sendo realizando dentro da ordem e moralidade públicas exigidas em lei), não precisando de político algum para garantir seu livre exercício, na medida que qualquer cidadão, mesmo o comum, pode garantir seu direito de liberdade religiosa e pode agir contra a intolerância recorrendo ele mesmo ao órgão competente que, diga-se, não é o Poder Legislativo (político), mas sim o Executivo (Ministério Público/ Promotor de Justiça) e o Judiciário (Juiz).

Por essas razões é, na minha opinião, é falacioso o argumento de que nós precisamos de políticos que garantam nosso direito, pois o que é que tais políticos vão garantir se nossos direitos já estão devidamente garantidos?

Eis a minha humilde contribuição ao tão necessário debate político.

Saravá a todos!

Paulo Fornari

Sobre Administrador

Eu tento fazer a minha parte para poder divulgar a minha Religião.
Esse post foi publicado em UMBANDA e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s