IANSÃ

iansa2

Iansã é um Orixá feminino muito famoso no Brasil, sendo figura das mais populares entre os mitos da Umbanda e do Candomblé em nossa terra e também na África, onde é predominantemente cultuada sob o nome de Oiá. É um dos Orixás do Candomblé que mais penetrou no sincretismo da Umbanda, talvez por ser o único que se relaciona, na liturgia mais tradicional africana, com os espíritos dos mortos (Eguns), que têm participação ativa na Umbanda, enquanto são afastados e pouco cultuados no Candomblé. Em termos de sincretismo, costuma ser associada à figura católica de Santa Bárbara. Iansã costuma ser saudada após os trovões, não pelo raio em si (propriedade de Xangô ao qual ela costuma ter acesso), mas principalmente porque Iansã é uma das mais apaixonadas amantes de Xangô, e o senhor da justiça não atingiria quem se lembrasse do nome da amada. Ao mesmo tempo, ela é a senhora do vento e, conseqüentemente, da tempestade.

Nas cerimônias da Umbanda e do Candomblé, Iansã, ela surge quando incorporada a seus filhos, como autêntica guerreira, brandindo sua espada, e ao mesmo tempo feliz. Ela sabe amar, e gosta de mostrar seu amor e sua alegria contagiantes da mesma forma desmedida com que exterioriza sua cólera.
Como a maior parte dos Orixás femininos cultuados inicialmente pelos iorubás, é a divindade de um rio conhecido internacionalmente como rio Níger, ou Oiá, pelos africanos, isso, porém, não deve ser confundido com um domínio sobre a água.


iansa-6A figura de Iansã sempre guarda boa distância das outras personagens femininas centrais do panteão mitológico africano, se aproxima mais dos terrenos consagrados tradicionalmente ao homem, pois está presente tanto nos campos de batalha, onde se resolvem as grandes lutas, como nos caminhos cheios de risco e de aventura – enfim, está sempre longe do lar; Iansã não gosta dos afazeres domésticos.

É extremamente sensual, apaixona-se com freqüência e a multiplicidade de parceiros é uma constante na sua ação, raramente ao mesmo tempo, já que Iansã costuma ser íntegra em suas paixões; assim nada nela é medíocre, regular, discreto, suas zangas são terríveis, seus arrependimentos dramáticos, seus triunfos são decisivos em qualquer tema, e não quer saber de mais nada, não sendo dada a picuinhas, pequenas traições. É o Orixá do arrebatamento, da paixão.

Foi esposa de Ogum e, posteriormente, a mais importante esposa de Xangô. é irrequieta, autoritária, mas sensual, de temperamento muito forte, dominador e impetuoso. É dona dos movimentos (movimenta todos os Orixás), em algumas casas é também dona do teto da casa, do Ilê.

Iansã é a Senhora dos Eguns (espíritos dos mortos), os quais controla com um rabo de cavalo chamado Eruexim – seu instrumento litúrgico durante as festas, uma chibata feita de rabo de um cavalo atado a um cabo de osso, madeira ou metal.

É ela que servirá de guia, ao lado de Obaluaiê, para aquele espírito que se desprendeu do corpo. É ela que indicará o caminho a ser percorrido por aquela alma. Comanda também a falange dos Boiadeiros.

Leia o Texto Completo (clique)

Sobre Administrador

Eu tento fazer a minha parte para poder divulgar a minha Religião.
Esse post foi publicado em UMBANDA e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para IANSÃ

  1. alexdeoxossi disse:

    Caros Irmãos de Umbanda,

    esta entrada já existia aqui em Povo de Aruanda, mas resolvi reformular e postar novamente, irei apagar a antiga postagem, mas estarei postando abaixo todos os comentários da antiga postagem.

    Estejam sempre em paz!

    =================================================================

    MAIZA MARIA DA SILVA Disse:
    Outubro 24, 2007 às 1:39 pm e

    eu sou finha de lnasâ eu gosto muito saber sobre tudo desse orixa se voçês pudesse mi mandar eu vou adorar fica com deus. de uma finha com muito orgunho

    RESPOSTA:

    Maiza aqui existe muito material sobre Iansã e se procurar você irá encontrar, outra coisa não fazemos contatos diretos e pessoais com os visitantes, espero que você nos entenda, apenas é uma forma de nos resguardar, pois sempre deleto muitos recados com pedido de ajuda espiritual e entendemos que essa ajuda só pode ser dada dentro de um Terreiro, não é o seu caso, pois você só quer informação sobre Iansã, mas estou lhe dando as devidas satisfações do porque não fazemos contatos diretos com os visitantes.

    Caso você não encontre retorne a envia o recado que lhe indicarei o link, tenho outros artigos sobre Iansã mais tenho ler ainda, ou fazer algumas modificações.

    Esteja sempre em paz e obrigado.

    =================================================================

    OYASÍ Disse:
    novembro 27, 2007 às 1:49 am e

    Gostaria de saber mais sobre a qualidade de Oyá Onira, não encontrei quase nada na internet sobre ela.
    Obrigada
    Axé

    =================================================================

    JUSSARA BRIZOLARA Disse:
    novembro 28, 2007 às 9:22 am e

    Gostaria de saber mais sobre a cabocla Jussara. Tenho muito interesse nela. Já procurei e não consigo encontrar nada. Um grande abraço. Axé

  2. silvana disse:

    Fiquei feliz de ler as lendas de minha MÃE, um dia eu as escutei e viajava imaginando as traquinagens que os ORIXÁS aprontavão. Até que conheci A UMBANDA SAGRADA onde o Sr.Rubens quebra os protocólos romanticos de lendas doces e nos trás a razão do que verdadeiramente nu e cru são os sagrados ORIXÁS.Irradiações do divino OLORUM que nos magnetiza nos equilibrando a caminho de nossa evolução.Vi dois estágios de minha vida colocados aqui. Valeu,………., afinal minha MÃE é liiiinnnnnda!!!!!!!

  3. luana da conceição m m freitas disse:

    adorei ok vi foi minha primeira vizita a esta sala e gostei muito pois sou filha de Iansã.

  4. Jussara disse:

    Achei mto interessante o site.
    Pretendo consultá-lo mais vezes.
    Gostaria de saber mais sobre a cabocla que tem o meu nome, Jussara e se ela pode ter alguma influencia sobre mim.
    Obrigado.

  5. pedido de ajuda disse:

    peço ajuda p vencer

  6. Adriana disse:

    Sou filha de Iansã, e lendo sobre ela, encontrei respostas para muitas dúvidas sobre o meu EU. Sou exatamente isso: impulsiva,intolerante,franca,falo o que penso, doa a quem doer;mas isso não é bom para a minha vida,tenho que controlar a minha língua, pois pago o preço que as pessoas se propõem a me cobrar…mesmo assim estou feliz em saber que tenho uma orixá tão tempestuosa e guerreira como minha mãe Iansã!!!

    RESPOSTA

    Adriana este é o negativo dos filhos de Iansã, ou seja, nós é que somos o negativo e não o Orixá, quando é revelado isso temos que fazer uma forcinha para melhorar esse negativo, agindo assim estaremos nos aprimorando como ser humanos, tudo é evoluçaõ…

  7. Aline disse:

    Olá, sou abiã de uma casa de Ketu aqui em Salvador-Ba. Tenho muito contato com um pessoal de Umbanda e fiquei encantada com as coisas que li. Umbanda em muitos aspectos é muito diferente de Ketu, mas como sempre digo no fim são todos os mesmos orixás. Como filha de Oyá me senti contemplada em várias coisas que tem no arquétipo. Vocês estao de parabéns, muitas coisas que tem aqui eu sabia, e várias eu não sabia mesmo.Pois em Ketu muitas coisas abiã não pode saber. Continuem assim, esse site é muito bom, aliás só li essa página. Ainda bem que vocês não ensinam aqui a fazer egbó,seja de limpeza ou não, pois essas coisas não podem ser ensinadas por internet (no meu ver), tem qeu ser passado cuidadosamente, além de que muita gente sabe fazer, mas o que importa é o axé!
    Um grande beijo e axé para todos.

  8. Daisy Balfour disse:

    Caro irmão, fico imprecionada com oque esta me acontecendo, não sei por que razão eu comessei a pesquizar sobre umbanda, nem uma razão especial, só que não costumo frequentar nem um tipo de crença, adorei o teu site e descobri que esta crença me fascina!!! pois aconteceram episodios em minha vida que este orixa iansã esteve presente “fortemen-te” sei que não fazem contato direto, mas se possivel indicar-me alguem em Portugal, pois moro aqui a 6 anos e não tenho onde frequentar, também nunca procurei! ou se posso fazer oferendas por minha conta?
    Obrigado por toda a informação e muito axé

    RESPOSTA

    Eu não repasso oferendas na internet e ainda não conheço um Terreiro em Portugal, mas sei que existe pelo menos um.

  9. Tatiane disse:

    SOU TUDO ISTO MESMO E MAIS UM POUCO,AGRADEÇO O CONTEÚDO POIS É REALMENTE NECESSÁRIO QUE SITES REALMENTE SANEM TODAS DÚVIDAS EXISTENTES SÓ ASSIM O CANDOMBLÉ SERÁ ACEITO DE FORMA MAIS SEGURA E COM O DEVIDO RESPEITO.EPARREI….

  10. Adorei por demais este site, pois sou uma filha de Yansã, to com problemas de egus em minha casa, gostaria muito ki vcs me ajudassem neste sentido si for possível é claro, e tudo isso que li sobre Yansã é o qui realmente sou como pessoa como pode né? Mas ta ai a resposta sou filha dessa Mãe maravilhosa qui é Minha Mãe Yansã, obrigada por tudo, Eparrei ôia, beijus…

    RESPOSTA

    Melhor você procurar um Terreiro, o que lhe garanto que o mesmo irá ajudá-la.

Deixe uma resposta

