CRUZ

A cruz (†) é uma figura geométrica formada por duas linhas ou barras que se cruzam em um ângulo de 90°, dividindo uma das linhas, ou ambas, ao meio. As linhas normalmente se apresentam na horizontal e na vertical; se estiverem na diagonal, a figura é chamada de sautor, ou aspa.

A cruz é um dos símbolos humanos mais antigos e é usada por diversas religiões, principalmente a cristã. Ela normalmente representa uma divisão do mundo em quatro elementos (ou pontos cardeais), ou então a união dos conceitos de divino, na linha vertical, e mundano, na linha horizontal (Koch, 1955).

Na subcultura Gótica, este simbolo geralmente é a representação da tortura ou angústia interna, já que a palavra Cruz vem do latim “Crucio”, que significa tormento ou suplício.

Provávelmente esta definição tenha o sentido original, já que em Roma antes mesmo da morte de Cristo, era usado para esta finalidade. Uma das formas de condenação à morte consistia em atar ou pregar condenados em uma cruz, fazendo o mesmo padecer terrivelmente.

HISTÓRIA

Não se sabe quando a primeira cruz foi feita; depois dos círculos, as cruzes são um dos primeiros símbolos desenhados por crianças de todas as culturas. Algumas das imagens mais antigas de cruzes foram encontradas nas estepes da Ásia Central e algumas em Altai. A cruz na velha religião altaica chamada Tengriismo simboliza o deus Tengri; ela não era uma cruz alongada, lembrava mais um sinal de adição (+).

Os primeiros livros cristãos da Armênia e da Síria traziam evidências de que a cruz se originou com povos nômades do leste, possivelmente uma referência aos primeiros povos turcos. Em velhos templos armênios, algumas influências de estilo turco são encontradas nas cruzes.

Uso da Cruz no Cristianismo

Um dos símbolos mais utilizados na religião é a cruz. The New Encyclopædia Britannica (A Nova Enciclopédia Britânica) chama a cruz de “o principal símbolo da religião cristã”. Num julgamento em tribunal na Grécia, a Igreja Ortodoxa Grega chegou a afirmar que aqueles que rejeitam a ‘Santa Cruz’ não são cristãos.

O instrumento da morte de Jesus é mencionado em textos bíblicos como Mateus 27:32 e 40. Ali, a palavra grega stau·rós é traduzida por “cruz” em várias Bíblias em português por saber que o cotume dos Romanos era a crucificação.

Como um sinal

Cruzes sempre foram usadas para diversos propósitos, principalmente na matemática.

O número romano para dez é X (decússis, em latim).

No alfabeto latino, a letra X e a forma minúscula do T são cruzes.

O caracter chinês para dez é 十 (ver numerais chineses).

A adaga ou obelus (†).

O símbolo de adição (ou soma) (+) e o de multiplicação (ou vezes) (×).

Cruzes são normalmente usadas como sinais, por serem fáceis de se fazer com canetas ou lápis, e tornam menos confuso o texto do que um grande ponto. Uma grande cruz por cima de um texto normalmente significa que ele está errado ou deve ser apagado.

Como emblemas ou símbolos

Tipo de Cruz Descrição Imagem
Ankh Também conhecida como “Chave do Nilo” e Cruz Ansata (de “ansa”, termo antigo e poético para “asa”, utilizado em especial em contexto cristão, donde o termo latino Crux Ansata). Simbolizava a vida no Egito Antigo.
Cruz Latina Também conhecida como Cruz Cristã ou crux ordinaria (em latim). É o símbolo mais comum do cristianismo, representando o sacrifício redentor de Jesus, embora a cruz (com duas vigas), nunca tenha sido relatada no Novo Testamento.
Cruz Copta Um pequeno círculo do qual emanam quatro braços de igual comprimento, com elementos em forma de T nos cantos (as hastes horizontais dos Tt apontam para o círculo) que representam os pregos usados na crucificação de Jesus.
Cruz Grega Também conhecida como crux immissa quadrata. Todos os seus braços têm o mesmo comprimento.
Cruz Gamada (Suástica) Seus “braços” quebrados fazem uma curva de 90 graus, representando o movimento. Essa cruz adquiriu má reputação ao ser associada ao movimento político-ideológico do nazismo.
Cruz celta (“High cross”) São cruzes celtas de pedra encontradas na Irlanda e na Grã-Bretanha, comuns em igrejas e cemitérios, que se apresentam em pé e com um círculo.
Lábaro O lábaro (labarum, em latim) de Constantino é um monograma de Jesus Cristo, do qual existem diversas formas. É formado a partir das letras gregas Chi (χ) e Rô,(ρ), iniciais de Χριστός (“Cristo”, em grego).
Cruz Papal Usada na heráldica eclesiástica. Também conhecida como Cruz Tripla ou Hierofante.
Cruz Patriarcal Outrora conhecida como Cruz de Lorena, possui um “braço” menor que representa a inscrição colocada pelos romanos na cruz de Jesus. Foi muito utilizada por bispos e príncipes da igreja cristã antiga; por vezes apresenta uma barra curta diagonal próximo ao seu pé, assemelhando-se a Cruz Eslavônica.
Cruz Vermelha Usada como símbolo de atendimento médico na maior parte do mundo. Nos países muçulmanos, usa-se o Crescente Vermelho.
Cruz de Santo André Usada na bandeira nacional da Escócia, também é chamada crux decussata. Acredita-se que Santo André teria sido martirizado numa cruz deste formato. Em heráldica, dá-se o nome de sautor ou aspa à cruz em forma de X.
Cruz de São Jorge Usada na bandeira nacional da Inglaterra.
Cruz de São Pedro Uma Cruz Latina invertida sobre o eixo horizontal (i.e., de cabeça para baixo), tem sua origem na crença de que São Pedro teria sido crucificado de cabeça para baixo. Nos dias de hoje está associada a grupos Anti-Cristo ou Satanicos.
Cruz Anárquica Uma Cruz invertida adaptada, na qual se insere um punho fechado. Usada pelo movimento anarco-cristão.
Caveira Não é propriamente uma cruz, mas um elemento simbólico no qual estão representados dois ossos cruzados com uma caveira sobreposta. Foi usada pelos maçons, pela frota dos Templários e por piratas europeus e americanos. Hoje pode significar perigo ou substância tóxica.
Cruz Eslavônica Uma variação da Cruz de Lorena usada pela Igreja Ortodoxa Russa. A barra menor superior representa o apoio da cabeça. A barra diagonal inferior apontaria, para alguns, o céu (para cima) e o inferno (para baixo). As letras IC XC ao longo da barra principal são um monograma de Cristo. Também conhecida como Cruz Russa.
Cruz Solar Também conhecida como “disco solar” ou “Cruz de Odin” (por ser a representação deste deus na mitologia nórdica) Muitos a conhecem também por “Chalice Well, devido à História do Rei Arthur, que achava que o poço do Santo Graal tinha essa imagem no fundo.
Cruz de Santo Antão Também conhecida como Cruz de Tau (´´tau´´ é a letra do alfabeto grego equivalente ao T, cuja forma adota), Cruz Egípcia e crux commissa. Francisco de Assis assinava com ela.
Cruz da Ordem de Cristo Cruz originalmente utilizada pela Ordem de Cristo de Portugal. Desde então tornou-se um símbolo de Portugal, utilizado nas velas das naus no tempo dos Descobrimentos e actualmente pela Força Aérea Portuguesa.

Na heráldica

Tais cruzes são empregadas exclusiva ou principalmente em heráldica. Seguem alguns exemplos de cruzes heráldicas.

Tipo de Cruz Descrição Imagem
Cruz heráldica A cruz heráldica simples apresenta braços de mesmo comprimento, acompanhando as proporções do escudo.
Cruz em trevo Com as extremidades dos braços em forma de trevo.
Cruz recruzada Cada um dos braços da cruz é barrado.
Cruz de Jerusalém Foi a insígnia do Reino Latino de Jerusalém, que existiu por cerca de duzentos anos após a Primeira Cruzada. As quatro cruzetas nos cantos simbolizariam ou os quatro Evangelhos ou as quatro direções nas quais a Palavra de Cristo se espalhou, a partir de Jerusalém. Ou as cinco cruzes podem simbolizar as cinco chagas de Cristo durante a Paixão. O símbolo pode ser visto no filme “Cruzada” (“Kingdom of Heaven”, em inglês), de 2005.
Cruz florenciada As extremidades dos braços têm forma semelhante à flor-de-lis.
Cruz bifurcada (fourchée) Com as extremidades em forma de garfo.
Cruz de Jerusalém (2) Uma variante com as extremidades em potenteia. Algumas fontes chamam esta variante de Cruz do Santo Sepulcro.
Cruz de Malta Seus braços estreitam na direção do centro e são chanfrados nas extremidades. Também conhecida como Cruz de São João.
Cruz ancorada (moline) Suas extremidades são divididas e as pontas resultantes são curvadas.
Cruz patonce Intermediária entre a cruz pátea e a florenciada. Algumas fontes a chamam de Cruz floreada.
Cruz Pátea Seus braços estreitam na direção do centro, mas não apresentam extremidades chanfradas.
Cruz bordonada (pommée) Com as extremidades em forma de bordão.
Cruz potenteia Suas extremidades são barradas.
Quadrática Uma cruz com um quadrado no ponto de intercessão.
Cruz românica de consagração Tripla e entrelaçada.
Cruz oca Também conhecida como Gammadia, é uma Cruz Grega com a parte central dos braços removida. “Gamadia” vem da aparência de quatro letras gregas gama agrupadas.

Há diversas outras variações da cruz em heráldica.

Em bandeiras

Diversas bandeiras nacionais apresentam cruzes, inclusive as de todas as nações escandinavas. Vários países do Hemisfério Sul têm o Cruzeiro do Sul representado em suas bandeiras.

Bandeira da Austrália (“Union Jack” e o Cruzeiro do Sul)
Bandeira do Brasil (Cruzeiro do Sul)
Bandeira da Dinamarca (a Danebrogen)
Bandeira da Escócia
Bandeira da Finlândia
Bandeira da Grécia
Bandeira da Geórgia
Bandeira da Inglaterra
Bandeira da Islândia
Bandeira de Malta
Bandeira da Noruega
Bandeira da Nova Zelândia (“Union Jack” e o Cruzeiro do Sul)
Bandeira da Papua Nova-Guiné (Cruzeiro do Sul)
Bandeira do Reino Unido (a Union Jack)
Bandeira da República Dominicana
Bandeira de Samoa (Cruzeiro do Sul)
Bandeira da Suécia
Bandeira da Suíça
Bandeira de Tonga
Bandeira de Wallis e Futuna

O Cruzeiro do Sul (Crux) é uma constelação em forma de cruz no Hemisfério Sul.

(http://pt.wikipedia.org)

Sobre Administrador

Eu tento fazer a minha parte para poder divulgar a minha Religião.
Esse post foi publicado em UMBANDA e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s