VOCÊ TEM QUE EVOLUIR

preto-velho-agostinho.jpg

 PRETO VELHO – Meu filho, você tem que evoluir, tudo evolui.

MÉDIUM – O que tenho que fazer meu Pai?

PRETO VELHO – Se desfaça de todos os bens materiais que você tem. Dê uma parte para os pobres e necessitados e a outra para sua mulher e filhos.

MÉDIUM – De tudo?

PRETO VELHO – Sim. E também de sua mulher e filhos. Vamos sair pelo mundo ajudando aqueles que necessitam. Andaremos de cidade em cidade, de lugar em lugar. Quando tiver fome, eu providenciarei comida; quando tiver sono, eu providenciarei lugar seco e seguro para descansar; quando tiver frio, eu providenciarei agasalho e roupas…

MÉDIUM – Não sei se posso. O senhor está pedindo muito de mim.

PRETO VELHO – Mas você não quer evoluir chegar numa consciência maior?

MÉDIUM – Eu quero evoluir, mas tenho que perder tudo o que tenho. Largar minha família, meus amigos… Não sei se posso fazer isso para evoluir. Prefiro ficar como estou e buscar uma outra forma de evoluir. O senhor mesmo não disse que existem muitas formas de evoluir, porque só me deu esta escolha.

PRETO VELHO – Quando você disse que era necessário retirar as imagens do meu Gongá que isso era necessário para que minha casa evoluísse que eu evoluísse não me deu escolha. Eu deixei. Quando você disse que era necessário retirar os atabaques, que isso era necessário para que minha casa evoluísse que eu evoluísse não me deu escolha. Eu deixei. Quando você disse que era necessário parar com as oferendas para os Orixás, que isso era necessário para que minha casa evoluísse que eu evoluísse não me deu escolha. Eu deixei. Quando você disse que não era preciso utilizar as guias, que isso era necessário para que minha casa evoluísse que eu evoluísse não me deu escolha. Eu deixei. Quando você disse, que era necessário que os Guias de nossa casa parassem de beber e fumar, que isso era necessário, para que minha casa evoluísse que eu evoluísse não me deu escolha. Eu deixei. Você procurou outras formas e outros meios na procura de uma consciência maior. Introduziu várias formas e meios diferentes dos que eu lhe ensinei, pois você começou a achá-los atrasados, primitivos. No entanto, eu pedi a você apenas uma coisa, e você diz que é incapaz. Você mudou tudo o que achou necessário, mas não soube mudar por dentro. Evolução não se faz mudando formas, fundamentos, ritos, meios… Evolução se faz de dentro para fora. Não importa o nosso modo de operar nossa magia, mas sim o que ela representa; sua essência e importância na vida dos que nos procuram; a doutrina e a responsabilidade de nossos rituais; nossos fundamentos; o respeito pelo que é nosso. Você mudou procurando o novo, mas apenas buscou novas formas de fazer velhas coisas. Coisas que você achava que eram primitivas e que não fariam você evoluir. Você hoje se baseia em outros para mostrar sua evolução e consciência: se eles mudam lá, você também muda aqui; se eles fazem lá, você faz aqui. Você fugiu das velhas formas, mas apenas buscou o moderno para fazer o velho. Você já está velho. Em breve irá partir e eu não mais o usarei como cavalo. Tenho, agora, nova missão com outro médium. Nele a tradição será mantida e o novo se fundirá com o velho em busca da essência e não da forma.

MÉDIUM – O Senhor nunca me recriminou. Nunca disse que não.

PRETO VELHO – Se eu dissesse que não, você ficaria frustrado. Faria as coisas por fazer, sem o respeito ou os fundamentos necessários. Então eu deixei que você fizesse o que achava que era correto, pois você o faria com gosto. Na verdade, você nunca perguntou o que eu achava de tudo isso. Mas mesmo em desacordo, reconheço que você ajudou muitas pessoas.

MÉDIUM – Porque o Senhor só está me dizendo isto agora? Depois de tanto tempo trabalhando comigo…

PRETO VELHO – Você mudou tanto… Tanto que nem o reconheço mais… Só que agora você esta velho. Já está indo embora. Então vim para pedir uma última caminhada juntos, para que você encontrasse sua essência e tivesse a oportunidade de alcançar o que você buscou todos esses anos: evoluir, alcançar uma consciência com Deus.

MÉDIUM – Então todo esse tempo… Todas essas mudanças que fiz… Foram em vão?

PRETO VELHO – Não. Muitos que aqui estiveram e saíram para construir suas casas e nelas buscaram a essência daquilo que você ensinou, e que não mudaram por mudar, seguindo um caminho próprio, conseguiram encontrar uma consciência com Deus e uma evolução de dentro para fora. Você, mesmo sem saber, os ajudou.

MÉDIUM – Mas eu expulsei muitos médiuns por não quererem seguir com minha linha de trabalho.

PRETO VELHO – Eles souberam tirar o melhor de seus ensinamentos e dos meus. Eles abriram suas casas e hoje fazem Umbanda de várias formas.

MÉDIUM – Então…

PRETO VELHO – Sim. Aqueles que você dizia que ficaram no caminho; aqueles que não ficaram mudando constantemente, mas souberam degustar cada momento e perpetuar a tradição, os costumes, os fundamentos, os ritos… Eles mudaram a forma de ver o mundo e sua relação com ele. Buscou a modernidade nas relações com os médiuns, no entendimento dos novos problemas, essa modernidade viciosa do ser humano. Utilizaram à modernidade e o novo para levar a doutrina, os ensinamentos, a palavra e o auxílio aos que necessitavam, mas souberam dar continuidade à nossa cultura e nossa forma, alcançando a essência naturalmente, gradativa. Mesmo o novo precisa de tradição para virar doutrina e buscar em sua própria forma e essência. Agora é hora de seguirmos juntos.

MÉDIUM – Mas eu não sei se posso largar tudo… Eu disse ao Senhor que não podia largar tudo o que construí minha família, mulher, filhos, amigos…

PRETO VELHO – Olhe para baixo… O que você está vendo?

MÉDIUM – Minha família. Minha mulher, meus filhos, meus amigos… Estão à minha volta. E com lágrimas se despedem… Para onde vamos, meu Velho?

PRETO VELHO – Encontrar o seu cavalo e o Terreiro onde você irá trabalhar dando auxílio aos necessitados; conforto aos desesperados; curando os enfermos; agasalhando o frio das almas com palavras de calor e esperança; dando de beber a sede de muitas almas em busca de luz… Agora você é um de nós.

MÉDIUM – É engraçado, meu Velho. Eu busquei tanto o novo tentando alcançar a evolução que evoluí com a missão da tradição e de perpetuar o que não soube dar o devido valor. O Senhor ficará comigo?

PRETO VELHO – Sim, e lhe darei meu nome e minha força. Ensinarei-te tudo o que será necessário. O resto será entre você e seu médium. Ele é novo e muito parecido com você.

MÉDIUM – E como devo agir com ele? Também sofrerei como o Senhor sofreu comigo?

PRETO VELHO – Eu não sofri com você.

MÉDIUM – Mas o Senhor disse…

PRETO VELHO – Eu não disse que sofri. Estava preparando você para tudo isso. Às vezes só se dá o real valor a algo quando ele escorre de nossas mãos. Você vivenciou a tradição, os costumes e os novos meios, as novas formas. Adquiriu experiências diferentes. Segure minha mão…

MÉDIUM – Estou mudando…

NO TERREIRO – Bate tambor lá na Angola, bate tambor… Bate tambor lá na Angola, bate tambor… Os meus Pretos Velhos batem tambor… Nas minhas Almas batem tambor… Para todo povo, batem tambor… Lá na Angola, bate tambor… Bate tambor lá na Angola, bate tambor… Bate tambor lá na Angola, bate tambor…

PRETO VELHO – É aquele…

* O novo PRETO VELHO incorpora e um novo ciclo se inicia…

A.D.

Sobre Administrador

Eu tento fazer a minha parte para poder divulgar a minha Religião.
Esse post foi publicado em UMBANDA. Bookmark o link permanente.

7 respostas para VOCÊ TEM QUE EVOLUIR

  1. krlos disse:

    gostei muito serviu um pouco p/ mim agradeço pela liçao .vou vsitar sempre esse site

  2. Erika Barreto disse:

    Oi Alex, gostei bastante do texto =)
    Aproveitando o espaço aprovei seus textos e eles vão sendo publicados nos dias que ninguém agendou texto.
    Valeu pelo texto que estou lendo no seu blog e valeu pela participação no meu.
    Não sei muito da história da umbanda ou dos orixás, então, seus posts serão muito úteis.

    Bom fim de semana! =)
    []s

    RESPOSTA:

    Irmã pode contar comigo no seu Blog, estarei lá sempre tentando repassar o que penso conhecer.

    Esteja sempre em paz!

  3. Jussara disse:

    O texto é emocionante!!!!!E nos mostra que nossas atitudes não são suficientes quando realizadas sem a presença de uma reforma íntima…sentimentos puros, aqueles do coração!!!!!! Agradeço a espiritualidade pela oportunidade, pela proteção…Agradeço aos meus guias eternamente!!! Obrigada vovó Benedita!!!! Que a paz do divino mestre esteja com todos vocês!!!!

  4. nina disse:

    Lindo esse texto!!!Como sempre os pretos-velhos com muita sabedoria em suas palavras,e aproveito essa oportunidade para um Salve a Vovó Maria Conga,Pai Serafim e a todas as correntes de pretos-velhos!!!Que Oxalá abençoe a todos nós filhos de luz.

  5. Luciane disse:

    Fiquei muito emocionada, sou filha de um cavalo de Ogum e de Mãe Maria de Minas, tenho tanto amor pela Umbanda q nem sei explicar, sei q tenho muito q aprender leio muito sobre preto-velho, morro longe da minha mãe e vou copiar esse texto p levar p ela ler quando eu for visitar, trabalho na terreira quando estou na minha cidade como cambona, minha mãe trabalha com a linha branca.
    Agradeço ao Pai Maior todos os dias pela benção de fazer parte da Umbanda de saber um pouqinho dessa doutrina maravilhosa…

    Muito Obrigada q todos sejam abençoados pelo Paior Maior!!!

  6. Fabiana disse:

    Bom dia!
    Que linda mensagem!
    Hoje eu estava querendo respostas e consegui acalentar meu coração.
    Amo a umbanda, embora tenha sido apresentada a ela em out/07 por motivos de mediunidade, desmaios sem respostas, etc.
    Agora meus guias se apresentam e acho penso que seja apenas nevorsismos quando eu fico tremendo…Ontem por exempplo minha vovó veio após eu ter comprado seu pito, fumo, coité, etc…mas fico pensando se não foi da minha cabeça, uma vez que eu estava consciente e não senti muita tonteira …
    Estou muito feliz por tudo que vem acontecendo, mas quero fazer as coisas corretamente para não prejudicar a espiritualidade…
    Adorei seu texto muito mesmo…
    Se quiser me ajudar ou se alçguém souber como me comportar após essas coisas, por favor podem enviar respostas…
    Saravá para meus irmão de fé.
    Que nosso pai Oxalá permita um dia de paz e amor!

    RESPOSTA

    Leia o texto abaixo, talvez o mesmo lhe ajude muito.

    VEJO TUDO! ESTOU MISTIFICANDO? (clique)

  7. jonatan dutra disse:

    gostei muito da mensagem achei de muito fundamento vou reunir meus filhos de religiao para juntos ntender melhor a nossos queridos pretos veljos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s