Cesar Maia lança Protocolo de Intenções do Rio contra o aquecimento global e critica o PAC

14/2/2007 14:34:00 – O DIA ONLINE

Cesar Maia lança Protocolo de Intenções do Rio contra o aquecimento global e critica o PAC

Diogo Dantas

Rio – O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Cesar Maia, lançou nesta quarta-feira, no Planetário da Gávea, o Protocolo de Intenções do Rio contra o aquecimento global. No documento, é previsto o encaminhamento da disposição da cidade para sediar a 15° Conferência da ONU sobre mudanças climáticas em 2009.

“Não é simples ser sede. Mas é fácil a reunião vir para o Rio. Difícil é o Brasil querer, porquê o país sede deve obrigatoriamente assumir compromissos. Tem que ter a coragem de ser sede”, alfinetou o prefeito. Cesar Maia criticou também o Plano de Aceleração do Crescimento, lançado pelo Governo Federal. ” O programa não inclui a questão ambiental, talvez seja a falha mais grave”.

Dentre as medidas e iniciativas enunciadas pelo prefeito, estão campanhas para maior conscientização da população sobre o problema, com programas educacionais, e a aplicação nas áreas de transporte e energia de mecanismos para reduzir a emissão de gases que agravam o efeito estufa. O reflorestamento de áreas protegidas, principalmente na Zona Oeste, também está previsto.

“Esse é o documento de partida. Gostaria que fosse encaminhando às secretarias para cada uma garantir a aplicação das medidas em cada área”, afirmou o prefeito. “Essa consciência tem que ser levada ao poder judiciário com a interveniência ambiental, para que as ações não tenham apenas a visão contratual”, concluiu Cesar.

Ênfase no transporte

A reunião do secretariado ocorrida no Planetário para debater o Protocolo contou com a palestra do presidente do Instituto Pereira Passos, Sérgio Besserman, que lembrou das conseqüências previstas pelo relatório do Painel da ONU para Mudanças Climáticas, lançado no início do mês. (Leia matéria sobre o relatório).

Após a exposição de Besserman, Cesar Maia enumerou as medidas do Protocolo. Entre elas, está a criação de uma rede estrutural formada pela Supervia e pelo Metrô e corredores de ônibus de alta e média capacidade, estes operando em faixas seletivas, integrados a redes de vans e microônibus. Segundo o documento, essa integração entre as modalidades diminuiria o excesso de veículos em circulação e em conseqüência a emissão de gases estufa. “O ideal é que as empresas participem do processo, e não se tornem um obstáculo”, avisou o prefeito.

Outra iniciativa diz respeito aos resíduos sólidos da cidade, o chamado “Lixo”. O documento prevê a utilização de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo para serem aplicados principalmente nos aterros sanitários de Gramacho, Paciência e Gericinó, como forma de seqüestrar carbono para a venda de créditos no mercado ou até para gerar energia. O tema não teve a atenção merecida, segundo Besserman, porque a Prefeitura não pode liderar iniciativas no setor, tarefa que caberia ao Governo Federal.

Pan será neutralizado

O prefeito Cesar Maia adiantou que os jogos panamericanos devem ter suas emissões de carbono neutralizadas a partir do reflorestamento de algumas áreas. A Secretaria de Ambiente deve atualizar para este ano o inventário de emissões da cidade, que se concentra na poluição vinda dos automóveis. Já a Secretaria de Urbanismo pretende incluir no Plano Diretor da cidade a variável mudanças climáticas.

Segundo Sérgio Besserman, a onda de neutralizações em todo o mundo são importantes por servirem de exemplo ás outras iniciativas.”A redução de cada um não tem relevância tecnicamente, mas tem politicamente”, afirmou.

Por fim, o Protocolo pretende instituir o Dia Carioca de Mobilização contra o Aquecimento Global, e incluir no na comemoração do bicentenário da chegada de D. João VI ao Brasil um seminário chamado “Rio, os próximos 200 anos”, com o tema do aquecimento global na cidade e as medidas para sua redução.

http://odia.terra.com.br/rio/htm/geral_82350.asp

Sobre Administrador

Eu tento fazer a minha parte para poder divulgar a minha Religião.
Esse post foi publicado em UMBANDA. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s