DE MAGIA – J –

Jacinto. Pedra usada como amuleto para a proteção contra raios, problemas do coração, obtenção de honra, prudência e sabedoria. Na forma de pó ajuda a controlar sangramentos e problemas internos.

Jade. Gema usada como amuleto para ajudar as mulheres grávidas e os guerreiros no campo de batalha. Os maias usavam uma faca com lâmina de jade em seus sacrifícios humanos.

James, William (1842-19l0). Psicólogo e filósofo americano, fundados da American Society for Psychical Research (Sociedade Americana para Pesquisas Psíquicas) e um grande interessado no sobrenatural.

Jesus, O Exorcismo e. O exorcismo teve grande importância na vida de Jesus. Marcos relata que muitos doentes e possuídos foram até Cristo e saíram curados. Mateus confirma o poder de Jesus em expulsar os espíritos e interpreta isso como a realização da profecia de Isaias. Lucas diz o mesmo.

Jetzirah. O Sepher Jetzirah (Livro da Criação) é a mais oculta de todas as obras cabalísticas. Explica a evolução do universo em termos de um sistema de correspondências e números. Afirma-se que Deus criou o universo em 32 degraus de Sabedoria secreta, que correspondem às 22 letras do alfabeto hebreu e aos dez números fundamentais.

Joana D!Arc. Em seu julgamento, em 1431, a heroína nacional da França foi acusada de dançar com fadas, invocar demônios e fazer um pacto com o Diabo. Seus acusadores afirmavam que as vozes que ela ouvia não eram de anjos, mas de Satã, Belial e Behemoth.

Joana dos Anjos, Irmã. Jeanne de Belcies entrou para a Ordem das Ursulinas em 1622 e tornou-se diretora do convento de Loudon, França. Mais tarde, confessou que Urbain Grandier, uma frira, havia feito um pacto com o Diabo, enviando demônios para entrar no corpo de oito freiras Ursulinas.Leviatã, Behemoth, Asmodeus, Isacaaron, Ballam, Gresel e Aman eram os demônios que habitaram o corpo de Joana.

João XXII. Papa e autor da bula que atacou a bruxaria no início do século XIv. Em 1326, ele exigiu a perseguição de todos que tivessem qualquer tipo de simpatia pelo demônio.

Judia, Demonologia. P Velho Testamento tem poucas referências à antiga crença nos demônios entre os hebreus. Os shedim, anjos da destruição, foram trazidos da Babilônia e mais tarde identificados com ídolos pagãos. Lilitu, demônio feminino da Babilônia, tornou-se Lilith entre os hebreus. A tradição diz que Lilitu deu vários filhos a Adão, antes de deixá-lo pelo demônio Samael. Esse demônio feminino pode ser também o “terror da noite” mencionado nos Salmos e o terrivel espírito visto por Elifas. O Velho Testamento não liga diretamente Satã aos demônios, mas escritos apócrifos datados do século II ªC. tendem a descrever todo demônio como inimigo de Deus e da humanidade. Na literatura dos rabinos existem teorias sobre o surgimento dos demônios: eles seriam anjos caídos e fantasmas de gigantes mortos, ou ainda almas sem corpo criadas no sexto dia por Deus. Outra teoria diz que seria punidos por Deus pela tentativa de criar a Torre de Babel.

Judia, Magia. Surgida a partir de tradições babilônicas e persas, a magia dos judeus dá ênfase à adivinhação. Hoje, no entanto, a tradição condena essa prática, especialmente a partir da Inquisição.

Jung, Carl Gustav (l875-1961). Psicólogo suíço, incorporou ao seu trabalho idéias do ocultismo e do misticismo oriental. Acreditou na cooperação entre o consciente e o inconsciente e o desenvolvimento de linguagem simbólica entre eles. Sua teoria do inconsciente coletivo sugere a possibilidade de memórias raciais e mostra que lendas, mitos, arquétipos e características pessoais podem ser transmitidas geneticamente. Jung foi também o primeiro a sugerir que os sonhos não são apenas criações da fantasia sexual e das vontades mais íntimas: em seu ponto de vista, os sonhos são simbólicos e satisfazem uma necessidade básica com um significado espiritual. Seus estudos sobre mitos e magia restauraram o interesse do mundo ocidental nessa sabedoria.

Jupiter. A influência desse planeta é simbolizada pelo homem que viveu na turbulência da juventude e torna-se calmo, metódico e racional. Júpiter leva onze anos, dez meses e dezessete dias para completar seu longo ciclo.

Deixe um comentário