POMBA GIRA CIGANA ESMERALDA

Publicado: setembro 21, 2007 em UMBANDA
Tags:,

Esta entidade de pomba-gira é muito conhecida na linha do oriente, quando chega ao mundo bem incorporada, chega sempre alegre e sorrindo, costuma sempre se vestir de verde esmeralda e sua saia tem um bolso na frente onde guarda o seu baralho.

Todos os médiuns da cigana esmeralda tem uma boa visão para as cartas e sempre são excelentes cartomantes.

A Pomba-Gira Esmeralda, como muita gente sabe… foi aquela cigana que habitava Paris na época medieval onde defendeu um corcunda da maldade da igreja e do povo na época que o ridicularizava devido a sua aparência física.
Filmes já foram montados e livros escritos sobre a história do Corcunda de Notre Dame e a Cigana Esmeralda.

Amigos nos ajude a dar créditos a quem o fez por merecer, infelizmente desconheço o AUTOR

About these ads
comentários
  1. salve a cigana esmeralda,peço sua proteção em todos os sentido.em nome de sara kali.dona dos meus caminhos,muita luz se derrame sobre ti.

  2. sonia disse:

    Agradeço a esta cigana linda por estar sempre nos meus caminhos.
    gostaria de receber no email mais informações sobre a vida e os costumes dessa maravilhosa cigana.
    Beijos
    Sonia Lucia Silva

  3. adelan lima disse:

    minha guia protetora… sou iniçiante mas ela ja me acompanha desde os 6 anos, quando mandou eu entrar no terrero para conversar e me disse estar sempre comigo, hoje sei o que ela queria dizer.
    agradeço pois ela sempre me faz o que peço com louvor!
    salve a cigana dos olhos verdes e de cartas maiorais, salve cigana esmeralda…

  4. roberta disse:

    eu tenho uma pomba gira esmeralda

  5. nadia disse:

    como saber se a pomba gira pode me ajudar?, sou iniciante na umbanda e tenho muitas duvidas. sei q sou filha de ogum, mas foi dito q eu tenho uma pomba gira q me acompanha, eu gostaria muito de saber se existe alguma oração ou prece p/ ela. e tb se é ela q tenta incorporar as vezes que vou a gira, incorporo e falo uma outra lingua q ninguem entende so mesmo a entidade. estou chateada em pergutar iso no terreiro vcs podem me ajudar?
    desde ja agradeço a oportunidade.

    RESPOSTA:

    Nadia as vezes Entidade ainda está adptando a fala dela ao seu orgão fonador e fala coisas que ninguém entende, é assim mesmo, ou mesmo ela advém de outro país, mas irá falar o portugues, tudo é calma, ou seja, tenha paciência todos nós passamos pela mesma coisa e o que mais nos atrapalha em nosso inicio de caminha é ansiedade, somente o desenvolvimento irá lhe dar todas as respostas.
    Quanto a rezar use de orações comuns na Umbanda, não é preciso uma especifica, o que você tem se preocupar é sua melhora intima, é cumprir seu papel de médium de Umbanda, histórias, orações, Pontos Cantados, nada disso importa, o que importa é o trabalho desse Guia de Luz, pode tratar-se tambem de uma Pomba Gira Cigana, mas só irá conhecer sobre este Guia quando diminuir sua ansiedade.

    Esteja sempre em paz!

  6. sara disse:

    qeru saber se tem algum tipo de exu,cigana ,pomba gira qe tenah o nome de FELIPE,CIDALIA E SARA?!
    POR FAVOR ME RESPONDAM COM URGENCIA.
    OBRIGADA .! DESEJO MUITA SORTE PRA VCVSC AI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    RESPOSTA:

    Sara eu tenho certeza absoluta da sua existência, quanto ao restante eu desconheço, o que não quer dizer que não exista.

  7. Angélica disse:

    Olá!Gsotaria de saber qual a diferença de Ogum e Oxum…Pq estou em um terrreiro de umbanda e lá eles disseram q naum trabalham com Ogum,e até uso um cordão na cintura “contra-ogum”( exi
    ste tbm egum, agora fiquei na duvida no nome correto???).
    Lá eles desenvolvem o lado direito 1º (são entidades boas pretos velhos,mineiros,crianças,caboclos,baianos enfim), e o lado esquerdo(pomba giras,ciganas,7 saias enfim).
    Sinto q lá estou sendo bem orientada…So gostaria de obter mais informações…
    Grande abraço…

    RESPOSTA:

    SINCERAMENTE E SEM MUITA FIRULA E DESCULPA A LETRA EM CAIXA ALTA, MAS É P/ CHAMAR SUA ATENÇÃO, CORRE DESSE TERREIRO, NUNCA, MAS NUNCA MESMO, EXISTIRÁ UM TERREIRO DE UMBANDA QUE TRABALHE SEM OGUM….
    FUJA…
    DESAPAREÇA DE LÁ…
    CHAME A POLICIA…

    OU

    VOCÊ ESTÁ CONFUNDINDO TUDO E SE FOR TENTE REVER, VC NÃO ESTÁ CONFUNDINDO OGUM COM EGUN?

  8. Lavinnya disse:

    Olá!Sou iniciante na umbanda e faz +ou- um ano q descobri q trabalho com a cigana “Esmeralda”,ainda não recebo,mas tenho paciência…eu gostaria de saber mais sobre essa linda entidade e o q posso fazer para desenvolver com sabedoria a minha mediunidade.Agora a minha dúvida se ela é pomba gira pq tenho tmbm a pomba gira Maria Padilha. Gostaria q me respondesse por e-mail.Graças à Deus conheci esse outro lado da vida,pois tenho aprendido a ter uma Fé q não conhecia e um conceito como ter uma vida melhor com maturidade e responsabilidade,respeitando tudo e a todos.Adorei conhecer o seu site,desde já agradeço. Um grande abraço e muita luz em sua vida.
    Axé!!!

    RESPOSTA:

    NÃO RESPONDEMOS NINGUEM VIA E-MAIL

  9. cigana esmeralda e sete saias disse:

    costaria de saber todas as caracteristicas de cor olhos e roupas e acessorios utilizados por elas.

  10. rita disse:

    oi , eu gostaria de saber a diferença de cigana e pomba gira, me consulto sempre com uma cigana, mais gostaria de saber as diferenças, fico no aguardo, abraços.

    RESPOSTA:

    Leia o conteudo dos links abaixo.
    http://povodearuanda.wordpress.com/2007/11/26/ciganos-na-umbanda-2/
    http://povodearuanda.wordpress.com/2007/11/26/ciganos-tentando-desmistificar/

  11. Marmara disse:

    Ola
    Eu conheci bem a Cigana Esmeralda em 1981 precisamente, ela foi bem Clara comigo, bem inicialmente eu nao acreditei pois eu nunca havia conhecido esse nome, na epoca, so depois é q eu pesquisei de quem se tratava. Vitor Hugo a descreve Bem, e depois de 20 anos eu conheci no museu de cera à Paris museu de Gravin toda sua historia e Corcunda de Notres Dames seu protetor Principal…

  12. kitanna disse:

    eu tenho uma pomba gira cigana e é a melhor coisa que podia ter acontecido em minha vidA,pq ela élinda demais,trabalho com ela cahama-se agiua dourada.

  13. fernando disse:

    Tenho profundo respeito e admiração
    pela cigana ESMERALDA,a qual tenho comunicaçâo espiritual,jogo cartas com maestria.
    Parabens pela publicação mande resposta.

  14. Gracielle disse:

    oi só queria agradecer esta cigana que é meu guia…devo muito a ela!!!! me repondam uma coisa:como posso desenvolver minha mediunidade???? obrigada..

  15. Rosa disse:

    oi eu não recebo a cigana esmeralda e nem tirei os buzios mais minha mae diz que eu sou uma cigana e eu espero que eu seja uma cigana esmeralda que eu adimiro pela sua história e meu interesse por amar os ciganos queria saber por favor se eu sou uma cigana eu amo joias e brincos mais se vc puder me dar a resposta eu lhe agradeço quero muito saber e se eu não for a esmeralda vamos ver que tipo de cigana eu sou ou se eu sou uma cigana por favor me digaa

  16. Rosa disse:

    oi eu queria muito saber se eu tenho uma cigana por que eu não trabalho mais queria saber! e tambem queria saber se uma pessoa da familia recebe uma cigana a pessoa é cigana uma da familia?por que ninguem da minha familia recebe cigana mais ai vai umas dicas pra voce ver se eu sou eu amo joias nem posso ver aneis nem brincos que ja fico louca não posso ver nenhuma joia senão pergunto:ONDE TU COMPROU ISSO É FACINANTE É LINBDISSIMO ve se me responde por favor veja amanha quero a resposta

  17. Alberto disse:

    Agradeço a Deus,a meu pai Oxumare e minha mão Iansã, por ter me dado essa entidade de presente, pois e um prazer trabalhar com ela.
    Esmeralda tão querida …obrigado por me escolher para ser seu guia aqui na terra.

  18. rita disse:

    oi gostaria de saber se vcs conhecem a cigana Ana, e a Pomba Gira Otilia….

  19. fernando disse:

    Com muito respeito,gostaria de fazer um breve comentário:algumas entidades
    se apresentam com onome de ESMERALDA,
    para se tornarem conhecidas,pois sua
    falange é enorme,como muitos tambem se apresentam como cigano PABLO.
    Sou iniciado na magia cigana,sei que cada cigano possuí um raio ,cada raio uma cor cada cor uma energia.Existe muita contradiçâo no que falam de ESMERALDA.

  20. Ana disse:

    Gostaria de saber se é verdade que existe uma entidade cigana que é mandada para separar um casal,e o marido ficar indiferente à esposa.E se tem uma maneira de eu ficar livre dela.

    RESPOSTA

    Se existe um espírito este não um espirito de Luz, procure um Terreiro e veja o que irão lhe falar, pois espirito de luz não comete uma atrocidade dessa.

  21. Cáthya disse:

    Alguém já ouviu falar da existência da entidade Maria da Guia? Se já ouviu, por gentileza me envie informações. Obrigada.

  22. romy disse:

    hola!!!! soy argentina, y con mucho orgullo hija de cigana esmeralda!!! tengo que felicitar a la persona que hizo la descripcion de ella!!!muchisimos besos

  23. Daniela disse:

    gostaria de saber se a oração, depomba gira maria padilha é colocada no altar de igreja

    RESPOSTA

    Eu desconheço colocar oração em altar de igreja

  24. leticia disse:

    Olá gostaria de saber quem tem a imagem da cigana esmeralda ? Elá é minha cigana… Obrigada !

  25. Fatima Cataldo disse:

    Não consigo imaginar minha vida sem a influência da cigana Esmeralda que me foi presente de mãe Iansã há quase trinta anos.Agradeço a ambas todos os dias por esta proteção!

  26. Eliete Borges disse:

    Olá..eu gotaria de saber se existe a cigana baiana..e como ela se apresenta?
    Nos meu sonhos vejo uma mulher de saia estampada,blusa branca e sempre me fala este nome:Cigana Baiana.
    Aguardo respostas é muito importante para mim.
    Abraços!!!

  27. nathalya disse:

    como se chama a qualidade de yemanja que e jumto com isãm

  28. Nair disse:

    Gostaria de saber mais informações sobre a cigana Esmeralda. Como são os trabalhos dela na Umbanda, na Quimbanda e no Candomblé. Desde já agradeço e que Deus abençõe a todos.

  29. Andrea disse:

    Gostaria de saber tudo sobre a cigana esmeralda.suas vestes, o que gosta, seu ponto e tudo mais….obrigada.

  30. joyce disse:

    oi td bem gostaria de saber se tenho algum espito no meu corpo?

    RESPOSTA

    Todos somos corpo e espírito

  31. paulo menezes disse:

    eu gostei!há tempos eu vinha procurando algu sobre esmeralda.foi pouco ,más bom!se vcs podesem m mandar uma foto da imagem dele .eu ficaria muito feliz mesmo,muito mesmo.obrigado pl atênção,ok.eu sou paulo d Bélém do Pará.

  32. susa disse:

    olá,gostei do que li,sobre a Cigana Esmeralda!Parabens.

  33. juliana disse:

    minha querida Esmeralda trabalho com ela ha 20 anos, e ela trata muito bem os seus,nunca deixa na mão, cuida na saude e na doença. muito alegre, querida jamais trata ninguem mau.quando tem alguma coisa pra acontecer esta sempre ao lado protegendo.leia esmeralda da zibia,la tem bastante informaçoes, e ate quando for ler pessa que ela conte a historia vai ser de grande valia…. axé

  34. marcia d' yemanja disse:

    Conheço a historia sim principalmente do filme e do livro, amo povo cigano sou suna cigana e trabalho com EEMERALDA no caso gostaria de saber o segunite ela e cigana ou pomba gira?por que na minha doutrina eu trabalho com pombagiras e ciganas sei que tem pombogira cigan mas e o caso de ESMERALDA?FIQUEI EM DUVIDA AGORA DEPOIS DE LER O COMENTARIOS POR QUE A MINHA AMA VERDES LE CARTA E TARO ALEM DE ME DAR UMA PERCEPÇAO FANTASTICA ENTAO GOSTARIA DE APRENDER MAS SOBRE ISSO QUEM QUISER ME AJUDAR ME ADD MARCIAESTRELADOMAR@HOTMAIL.COM

  35. cigana simone disse:

    ó esmeralda que teus olhos sempre nos guie na estrada que é a nossa missão sempre agussando nossa intuição… Luz para teu camilho intuição para tua mente … sarem

  36. celia dos santos amorim disse:

    olá tudo bem… gostaria de saber qual é minha cigana pode responder por favor obrigado minha data de aniversario é 16/08/1975 obrigado,,,,,

    RESPOSTA

    Não é bem assim com a data de nascimento.

  37. claudia esmeralda disse:

    trabalho com a cigana e sou uma apaixonada por essa entidade a respeito muito e minha guia tbm leio cartas amo fazer isso
    quando começei nao sabia nada sobre esmeralda um dia no centro ela chegou e contou sua tragetoria para uma cambona
    me enteressei em buscar e exatamente o q conta o livro da zibia deste dia endiante esmeralda e tudo p mim

  38. toni disse:

    Gostaria de informações sobre a pomba gira cidinha.

    RESPOSTA:

    Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA

  39. Elton disse:

    Olá boa tarde, durante um tempo comecei a frequentar um terreiro, tentei desenvolver minha pomba gira, e por quase um ano não consegui, e algo dentro de mim dizia que aquele terreiro não era pra mim, era pra sair de lá. Bom levo uma vida muito corrida e não há como eu ficar frequentando um terreiro. Como faço pra agradar e desenvolver minha pomba gira? Não tenho sorte no amor. E quando descobri que tinha uma pomba gira a pessoa que me benzeu e disse que eu tinha uma pomba gira junto de mim, a pessoa disse que ela não queria que essa pessoa dissesse que tenho uma pomba gira junto de mim, mas mesmo assim a pessoa disse. Tem pomba giras que não querem que seus cavalos saibam disso? Obrigado dede já.

    RESPOSTA

    Sim existe alguns Espíritos que preferem que as pessoas não saibam, justamente porque talvez não era chegada a hora de saber, quanto ao desenvolvimento você deve procurar outro Terreiro.

  40. Roberta disse:

    Olá qual a diferença entre pomba-gira e pomba-gira cigana ?

    RESPOSTA

    A unica diferença entre elas é que as Pombogiras Ciganas buscam o conhecimento da magia cigana para trabalharem, ou porque em algum tempo em suas vidas passadas conviveram com esse povo e dele adquiriram alguns hábitos.

  41. NaNe disse:

    Olá..

    A pouco tempo o pai de uma amiga minha que é espirita… chegou pra mim e disse que eu tenho a pomba-gira comigo.. mas só percebo isso quando bebo….

    Não entendi muito bem.. e não queria perguntar pra eles. o q isso significa… alguem poderia me esclarecer isso melhor??

    Obrigada desde já!!

  42. Roberta disse:

    Tenho uma cigana Esmeralda que me acompanha desde pequena, ela toca castanhola e sei que é da Espanha, pode existir uma cigana e uma pomba gira cigana com mesmo nome ou só existe uma Esmeralda.

    RESPOSTA

    E por que não poderia?

    Entenda que nomes nada importa, o que importa é o trabalho, como existe diversas Maria, existe diversas Esmeraldas, não sei se consegui lhe repassar o que você gostaria de saber.

  43. cristina disse:

    Vi luz nestas respostas.
    Saúdo-vos Guerreiros de Fé.

  44. leidiane disse:

    Eu tenho uma pomba gira cigana….mais eu nao sei qual e a linha dela…. e nem o nome….

  45. sil disse:

    Oração para Pomba Gira Maria Padilha (EDITADO)

    RESPOSTA

    admiro muito voce virdes no nosso site e trazer orações de amarrações, que Umbanda é essa?

    Eu ainda não coloquei seu IP na lista negra do WordPress e nem mesmo quero fazer isso, pois já vi seus comentarios aqui e totalmente diferente do que vejo agora, então lhe darei outra chance antes de lhe podar o direito de comentar no WORDPRESS.

  46. Anônimo disse:

    trabalho com a cigana esmeralda e ela me ajuda muito e ela e muito seria.

  47. Rita Garcia disse:

    Sou admiradora dos ciganos eles são maravilhos e na minha vida estão sempre presente.

  48. Elisangela disse:

    sou filha de esmeralda e tenho sua proteção sempre e tudo q peço a ela ela traz, de acordo com meu merecimento amo saber q ela vem em minha nação.
    Salve a cigana de olhos verdes q ela possa trazer a esse plano muito ache!!!!!!!

  49. Daiane Helena disse:

    Olha eu gostaria m,uito de saber se tem alguma pomba gir aque fala em portugues /, pois atravez de algumas bebidas (“ela”) se encostou em mim , e a partir daì eu começei falar em portugues …gostaria muito urgentemente esra resposta . Obrigado .

    RESPOSTA

    Todas

  50. camila disse:

    ola peesciso de um babalorixa vc consegue me indicar im que faça a feitura no candomble de garaça ? muito obrigado

    RESPOSTA

    Fica quase impossivel uma feitura de graça, pois o custo do material usado é caro, ainda tem a sua alimentação no recolhimento, eu por exemplo não conheço nenhum.

  51. Itanara disse:

    Gostaria de saber um ponto cantado da cigana castanhola.

  52. rachel disse:

    Sou amante da magia cigana desde de criança sempre tive atração pelo povo cigano e do circo.Há 4 anos conheci a umbanda e desde então incorporei uma cigana linda, explendorosa, no terreiro todos querem sauda-la ,só que bela cigana não fala , ela dança, sorri, agradece as gentilezas e presentes mas não fala,outro dia outra médium do terreiro que já é do comando veio me falar que a cigana deu -lhe uma consulta que foi muito bom pra ela, disse que me minha cigana é estrangeira e usa um pandeiro, essa médium é vidente pois tenho certeza que pela minha boca nenhuma palavra foi dita.Existe alguma coisa que possa me ajudar no desenvolvimento das minhas entidades?????

    RESPOSTA

    Estude, estude e estude, assim estará contribuindo para com o seu desenvolvimento, leve uma vida reta e faça CARIDADE.

  53. Luciana disse:

    Bom dia!
    Gostei muito do seu site, porém tenho uma colocação a fazer. tenho como minhas guias duas entidades maravilhas, que são a pombagira Rosa Vermelha e a cigana Esmeralda, que tenho certeza não é pombagira. Gostaria de saber por que muitos a identificam como pombagira? Desde já agradeço. Muito axé. Salve a sua banda.

    RESPOSTA

    Porque deve existir a Pombagira Cigama Esmeralda e a Cigana Esmeralda, como também existe a Cigana Rosa Vermelha e a Pombagira Cigana Rosa Vermelha.

    Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

  54. estela disse:

    aprecio todos que trabalham para melhorar e se aperfeicoar em certas doutrinas,sejam elas quais forem.alguem me pode responder a esta questao.tive uma relacao com um homem solteiro 2 anos,mas ele disse que amava outra,que e casada, ele e amigo do marido dela,sao vizinhos,convivem os 3 mas que tinha uma gd atracao por mim.nao era amor,ja nao era so amizade,ja era afecto q sentia por mim.ela conheceu-me e fez-lhe a vida dificil,ate que ele nao me fala nem olha p mim.fizeram aborto,praticam adulterio,e mtas coisas mais.neste caso nao se podia fazer algo p ele a deixar?ele sentia-se mt bem comigo.sofro mt,esta dificil viver sem ele, ao menos q fale comigo e fique meu amigo apenas ,nao peco mais nada.e errado o que eu peco?ele e eu estamos no reino unido ,o casal em portugal,trabalhamos no mesmo local.alguem me pode ajudar?so quero ser um pouco feliz,pois ando sempre numa tristeza q doi.tenham compaixao de mim,p.f.bencao p voces.me esclarecam,preciso demais.

    RESPOSTA

    Seu problema é grave é obsessão de encarnado par encarnado, pelo você afirmou e fica nítido é que você gosta de ser usada, e o pior quer interferir no livre-arbítrio de outra pessoa, então eu lhe dou uma dica para ser feliz, pare de nutrir esses pensamentos e você será feliz, deixe de julgar as atitudes das pessoas e será feliz.
    Amada não lhe cause tanto mal assim, deixe que que o curso do rio avance, assim você saberá como desviar das pedras, só assim irá aprender que as pessoas não tem que fazer o que queremos e sim o que elas querem, aqui você não irá encontrar esse tipo de ajuda, somos Umbandistas e respeitamos a Lei de Ação e Reação.

    Esteja em paz e seja feliz!

  55. Ataualpa disse:

    Oi D. Esmeralda! Saudades…

  56. Madalena Maria disse:

    Gostei muito de ter encontrado vocês.
    Estava pesquisando sobre fotos ciganas.
    Tenho um perfil que criei no orkut no
    qual coloquei o nome de Esmeralda Herrera
    em homenagem a Esmeralda.
    Realmente quem incorpora com ela com é o meu
    caso, coloca as cartas mesmo quando não está
    incorporada. Ela é alegre, carinhosa, atenciosa e a minha facilidade para o francês
    é incrível. Quem realmente souber ser merecedor de sua confiança é uma pessoa afortunada.
    Parabéns, gostei muito.

  57. Iolanda disse:

    è possivel uma unica pessoa ter dois orixas?

    RESPOSTA

    Todos temos 3 Orixás em nossas cabeças, mas um comanda a cabeça onde chamamos de Pai ou Mãe de Cabeça

  58. carol disse:

    a pouco tempo fui em uma cartomante, e ela me disse q eu sou médium e tenho a pomba gira das almas cmg! Mas eu nao frequento centro, nem sou espirita!
    porém fiquei curiosa…
    a pomba gira pode vir a se manifestar em mim, msm eu nao frequentando centros espiritas…
    e isso pode acontecer qd eu bebo?!
    pq qd eu bebo algum tipo de bebida alcoolica acontecem algumas coisas nas quais depois eu naO LEMBRO de nada!
    isso tem alguma relaçao?!

    obrigada!

    RESPOSTA

    Carol quando você bebe você fica mais vulneráveis, mas isso não quer dizer que seja a Pomba Gira, com quase toda certeza pode ser um espirito trevoso, mas existe ainda dentro da medicina algo que é chamado amnésia alcoólica pode ser algo perigoso, os grandes estudiosos dizem que tudo pode ser influências dos espiritos, nem sempre estamos a volta de espiritos de Luz, entenda que a Pombagira é um espirito de Luz e se você tem um compromisso com a mesma não tarde em cumprir, procure um Terreiro assim você estará tirando suas dúvidas.

  59. carol disse:

    obrigada pela resposta acima!
    E de que forma a pomba gira pode vir a influenciar no meu jeito de ser?!

    grata.

    RESPOSTA

    Ela não interfere em seu maneira de ser e sim dentro da sua espiritualidade que com toda certeza poderá mudar seu dia a dia, pois mudamos quando estamos espiritualizados.

  60. Patrícia disse:

    Olá!
    Estava procurando informações sobre a cultura cigana e encontrei este site,que achei muito bom.
    Estive num centro umbandista e foi dito que eu era médium e que tinha que trabalhar,tenho muita vontade,então tenho 2 perguntas,
    como saber se o centro de umbanda é um centro “do bem”,digo que não faz trabalhos de esquerda?
    a outra pergunta,tenho uma companheira que vive comigo há 5 anos e não aceita a umbanda,eu era kardecista e até aí td bem,mas qdo falei que queria trabalhar na umbanda ela disse que não aceita,pois não quer que eu vá fazer parte de nada do “mal”….como explicar que a umbanda não é isso que as pessoas pensam?
    Foi dito no terreiro que a minha vida só vai melhorar qdo eu começar a trabalhar,estou muito confusa,por favor me ajude! Disseram que Iemanjá é meu guia de frente,e uma amiga diz que sempre vê uma cigana do meu lado.

    RESPOSTA

    Patricia a reforma tem que começar dentro de você mesmo para depois tentar repassar as pessoas que a Umbanda não algo maligno, por exemplo você faz uma comparação ou ainda podemos perceber uma certo desconhecimento seu do que é Esquerda, acredito que a reforma tem que começar por você, sendo mais tolerante assim poderá repassar a todos o que realmente é Umbanda.

    Esteja a vontade para entrar em contato comigo via e-mail: alexdeoxossi@yahoo.com.br

  61. Patrícia disse:

    Alex,agradeço sua resposta. Ainda não recebi seu e-mail no yahoo (tryccia28@yahoo.com.br).acredito que a msg tenha ido para o spam.
    Por favor,se vc tiver me respondido,encaminhe a resposta para o e-mail
    patricia.tgoncalves@uol.com.br

    Muito obrigada novamente!

  62. nadja cristina silva disse:

    existe alguma prece para esmeralda eu carrego ela é uma otima pomba gira

  63. ciganinha pri disse:

    oiiiii, eu adoro ela pq ela encorpora em mim
    e sei que é uma grande mulher em todas as parte
    me faz feliz por ela me ajudar tanto

  64. flavia disse:

    Olá!
    Sou casada com um descendente de ciganos, a sua baba (avó) era mae de santo de um terrero mesa branca onde eu era medium de passe e sempre trabalhava com uma cigana chamada esmeralda. Há 2 anos ela faleceu e fechamos o terrero; Eu sentia mta falta e a quase 1 mes comecei a frequentar umbanda, qd pisei la pela primeira vez nao sai mais. Hj sou medium desse terreiro, qd incorporei a primeira vez uma pombo gira ela vaio falando romani e se chama HARAMUTA, pedi para meu pai da casa ajuda para leva-la para a esquerda e assim estamos desenvolvendo. Sabado passado, na gira, ela veio se despedir e veio uma outra pombo gira, ESMERALDA DAS TREVAS, o exu do meu pai disse q logo ela será somente ESMERALDA. Sou mto inexperiente e ainda estou aprendendo mtas coisas. Gostaria de saber oque posso fazer para agradar ela, oque oferencer, roupas q posso usar, acessorios… Eu jogo cartas (baralho cigano) há cerca de 4 anos, vc acha q tem alguma relação de eu ter uma pombo gira q tb faz isso???

    Ahh detalhe, a cigana da minha (baba) avó tb se chamava esmeralda. Vc acha q pode ser a mesma pombo gira??

    Por favor, me ajude! Quero saber como trabalhar com ela. Qd sinto a energia dela e incorporo fico um pouco perturbada. As vezes acho q estou mentindo… sei lá… tenho medo de mistificar… é normal ficar conciente qd estamos incorporados???

    PARABENS PELO SITE E PELA AJUDA QUE NOS DÁ!!!

    RESPOSTA

    Sou médium consciente, sobre mediunidade consciente leia http://povodearuanda.wordpress.com/2007/09/24/vejo-tudo-estou-mistificando/, sobre apetrechos da cigana que você trabalha nada melhor que perguntar a mesma, quanto a trabalhar com mesmo espírito de outra pessoa leia http://povodearuanda.wordpress.com/2007/11/06/aprendendo-sobre-seu-guia/ (este texto irá explicar também sobre apetrechos), detalhe espírito que desce em terreiro neste País tem que falar nosso idioma e não entendi bem sobre o que falou que o espirito chegou na direita e foi encaminhado para esquerda, sou sabedor que em muitos terreiros não existe giras para os ciganos na direita, mas ninguém, ninguém mesmo pode obrigar um espírito chegar em outra linha que não seja a dele, apenas pela vontade/aceitação do próprio espírito, eles também ainda tem o livre arbitrio.

  65. ceia disse:

    tenho a cigana esmeralda ,mais me dissero que ela na linha do horiente e esmeralda e que na umbanda ela vem com outro nome sete saia isso e possível ? a esmeralda na umbanda se chama sete saia ou tem outro nome?

    RESPOSTA

    Não existe isso, o que existe é um espírito que seja da mesma Falange da Cigana Esmeralda (oriente), que é comandado pela Cigana Esmeralda (oriente), acima quero lembrar a todos que há algo contraditório descrito pelo autor(a), o texto fala da Cigana Esmeralda e não da Pombogira Cigana Esmeralda, primamos em Povo de Aruanda colocar os textos na integra, ou seja, conforme o autor(a) o escreveu em respeito aos mesmos, mas podemos perceber que quem escreveu o texto é de um Terreiro onde não há uma gira especifica para os Ciganos, mesmo assim o autor a descreve conforme ela é, a Cigana Esmeralda e não a Pombogira Cigana Esmeralda, esta que comanda uma grande Falange de espiritos da Direita e da Esquerda.

    Eu quero agradecer a ti Ceia por levantar esta dúvida, pois foi através da mesma que fui perceber que no texto há um grande equivoco.

    Esteja sempre em paz!

    Leia o texto CIGANOS – TENTANDO DESMISTIFICAR

  66. léo disse:

    uma vez me diseram que o o ere doum na umbanda ele poderia incorporar como doum ou exu mirim isto seria possivel e quem e exu lalu obrigado spero por resposta

    RESPOSTA

    Eu costumo chamar ere de crianças, pois assim aprendi na Casa que sou filho, você tem que entender é que existe as Crianças da Direita e da Esquerda e para ser sincero eu nunca ouvi falar no que você mencionou, não posso lhe afirmar ou mesmo negar.

  67. ceia disse:

    gostaria uma explicação sobre o que vcs falam de povo da direita e povo da esquerda ,não consigo entender ,direita e esquerda?quem e quem?obrigado desde já.

    RESPOSTA

    Esquerda – Exús, Exús Mirins, Exú Cigano, Pombogiras, Pombogiras Ciganas e alguns Terreiros os Malandros.

    Direita – Criança, Caboclos, Pretos-Velhos, Ciganos (alguns terreiros), Baianos, Marinheiros, e outros.

  68. sandra disse:

    porque uma entidade com preto velho pede pro seu consulente procurar uma cigana para fazer consulta isso é nomal sendo que o medium do preto velho é um e oque trabalha com a cigana é outro porque isso sera que a cigana vai dizer o velho ñ pode ?explique me por favor

    RESPOSTA

    Amada Sandra,

    ele poderia até resolver, mas ele achou melhor que a Cigana resolvesse, pois cada espírito tem uma linha de trabalho e talvez o que o consulente queria era algo relacionado ao amor e nada melhor que uma Cigana para dar orientações, ou ainda uma Pombogira, também pode ser uma cura, onde todos sabemos que muitos são os ciganos que trabalham muito bem nas curas e alguns até mesmo trabalham com cirurgias espirituais, mas todos os espíritos podem trabalhar em qualquer problema nosso, mas tendo um guia que trabalha diretamente com determinado assunto, melhor mesmo é repassar, daí percebe a humildade do preto-velho.

  69. sandra disse:

    obrigada por sua resposta fiquei muito satisfeita .trabalho com um ere mariazinha da praia e toda vez que ela vem apos comer seus doces ela levanta a saia e pete pratinhas ja vi varias pessoas trabalharem com essa mesma entidade e ñ fazerem isso posto que ela ñ aceita nota so pratinha de qualquer valor e fui chamada a atenção porque disseram que isso é coisa do medium e ñ da entidade fico muito constrangida .explique abraço

    RESPOSTA

    Isso não é coisa do médium e sim falta de ensinamentos dentro do Terreiro, pois nunca vi uma Entidade que quando alguém pede para a mesma não fazer tal coisa e dando explicações do porque não fazer, falando com respeito e com amor, qualquer entidade irá aceitar, falta talvez um vicê presidente/ presidente de culto, falta é vontade de auxiliar a Entidade.

    Esta é a minha opinião, pois no Terreiro que sou filho tem um vice presidente de culto e ele quando percebe que algo pode atrapalhar o andamento dos trabalhos, ou ainda que não condiz com ideal do Terreiro, com respeito e amor ele dá orientações de forma humilde as Entidades, quando ele não percebe os médiuns mais velho no Terreiro, ou até mesmo os mais novos conversam com ele e ele toma as devidas providências, mas tudo sem intuito de fofocas e outras intrigas que infelizmente percebemos em vários Terreiros e sim para que tenhamos um bom andamento nos trabalho. Eu trabalho com um Boiadeiro que dançava muito, mas no terreiro que era filho era terra batida coberto com areia de rio, então quando ele dançava levantava muito poeira, um dos cambonos, com amor, respeito e humildade pediu a ele que não dançasse tanto justamente pela poeira, então ele começou a dançar de forma que não levantava muita poeira e pediu desculpas a todos.

    Segundo a visão do seu Terreiro, então isso deveria ser “coisa” do médium, ou seja, “coisa” minha, não era e sim do espirito, muita gente não tem paciência com as Crianças da Umbanda, então inventa tais coisas, você nunca verá outra Mariazinha como a sua, porque cada espírito é UNO, pode-se ter os mesmos nomes, chegarem na mesma Falange, mas nunca são os mesmos.

    O erro minha irmã não é seu, e também não podemos dizer que seja do espírito e sim do Terreiro, que não tem paciência, amor, humildade e respeito pelos Guias dos filhos.

    Esteja sempre em paz!

    Alex de Oxóssi
    alexdeoxossi@yahoo.com.br